sábado, 5 de dezembro de 2015

[ Resenha ] Armadilhas da Mente

Livro: Armadilhas da Mente
Autor: Augusto Cury
Ano: 2013
Editora: Arqueiro
Números de página: 256



"Camille é mulher bela, rica e brilhante, capaz de deixar as pessoas impressionadas com sua habilidade de debater e argumentar. Mas seus diplomas e seu intelecto não foram suficientes para evitar que se tornasse vítima de suas próprias emoções. 


Casada com o banqueiro Marco Túlio, Camille sempre foi fechada em seu próprio mundo.Crítica, obsessiva, pessimista, não gostava de ser confrontada e não se curvava diante de ninguém, nem de psiquiatras ou psicólogos. Não concluía nenhum tratamento. 
Vendo a depressão, as manias e as fobias de sua esposa se agravarem, Marco Túlio resolve comprar uma linda fazenda para que ela possa se afastar do estresse da cidade, respirar ar puro, se reconectar com a natureza e, quem sabe, com ela mesma.
Mesmo assim, transtornos mentais a impedem de sair de casa e pesadelos constantes não a deixam dormir. Enclausurada em sua própria mente, Camille piora a olhos vistos. 
A reviravolta, porém, muitas vezes começa onde menos se espera. Quando conhece o excêntrico jardineiro da fazenda, Camille se surpreende com sua inteligência e, ao interagir com ele, a alegria volta pouco a pouco ao seu coração. 
Em seguida entra na sua vida o sábio e instigante psiquiatra Marco Polo, que a estimula a superar os conflitos e procurar um personagem que deixara pelo caminho: ela mesma. Camille terá que aprender a se perdoar e a compreender pessoas “imperdoáveis”. 
Profundo e emocionante, Armadilhas da mente é uma aula de filosofia e psicologia, que mostra que os labirintos da psique humana são bem mais complexos do que qualquer um de nós é capaz de imaginar."



Olá Amantes de livros!
O livro de hoje é bem complexo de ser resenhado (porque a sinopse já é praticamente a resenha do livro rsrs) então...
Camille a personagem principal tem tudo para ser feliz, seu marido a ama muito e os dois bem jovens e inteligentes sonham com um futuro brilhante, mas existe uma angústia que não deixa Camille desfrutar de tudo que possui, nem quando ela adormece se sente aliviada, esses tormentos convivem cada dia com ela: seus pesadelos. Camille os chama de “câncer da alma” ela se sente aprisionada com fobias que paralisam sua vida. Marco Túlio marido de Camille tenta ajudá-la de várias formas procurando psicólogos que pudessem aliviar as tensões mentais da esposa depois ele também acaba sendo afetado pelos transtornos mentais de Camille, mas ele a ama e não desiste dela o amor deles é encantador. Zenão outro personagem fascinante entra na história com sua simplicidade e nos encanta com tamanha inteligência, ele é totalmente o oposto de Camille em tudo até na mente, pois em tudo ele ver beleza na vida. Marco Polo, o psiquiatra muito humano e genial que cuidou da mente de Zenão terá um encontro com a mente de Camille e ela se surpreenderá pois ele é diferente dos outros profissionais com que Camille se consultava. Marco Polo é o único que consegue debater de igual pra igual os argumentos brilhante de Camille.
"Marco Polo sempre enfatizava que um paciente profundamente enfermo precisava, mais do que se tratar, reaprender a viver, educar suas emoçõe, construir pontes sociais, trabalhar funções complexas da inteligência, como ter a capacidade de se colocar no lugar do outro".

Minha Opinião
Agora vou me aprofundar um pouquinho mais no conteúdo e revelar o quanto esse livro é rico em conhecimento de uma das partes mais sensível e importante do nosso corpo: a mente. A medida que lemos podemos ir fazendo uma análise introspectiva  na nossa própria mente e de como estamos reagindo diante das circunstancias boas ou não que a vida nos surpreende, muitas das aflições da alma humana são criadas por nossa mente e sem o controle devido podemos desencadear para neuroses mais crônicas pois quanto mais alimentamos coisas negativas mais elas crescem dentro de nós e vão sufocando pouco a pouco nossa alto estima adoecendo-nos e nos levando para um mundo sombrio e assustador prejudicando tanto a nós mesmo como as pessoas que nos cercam.

Resultado de imagem para Augusto CuryO autor Augusto Cury psiquiatra e psicólogo teve a generosidade de passar para seus leitores nas páginas desse livro uma riqueza de detalhes importantes para o bem estar de nossas mentes e de como podemos nos livrar de pensamentos negativos, Uma sessão valiosa de psicoterapia sem sair de casa. Amei esse livro com certeza voltarei a lê-lo, muito profundo e libertador se colocarmos em prática. Recomendo a todos!
E vocês já leram esse livro magnífico!
O que acharam?
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário